Projeto Aquário expõe trabalhos no Riopreto Shopping Solidário

O Projeto Aquário é o próximo participante do Riopreto Shopping Solidário, projeto que tem como objetivo divulgar e ajudar instituições sem fins lucrativos da região. O público poderá conferir, no espaço que o Riopreto Shopping reservou especialmente para essa iniciativa, um pouco mais dessa entidade da Vila Toninho que faz um trabalho muito bonito de proteção social da garotada do bairro. Estarão expostos, de sexta-feira a domingo (15 a 17 de setembro), troféus e medalhas, artesanato afros e em madeira e também haverá apresentação de dança elaborada a partir das poesias feitas por uma das alunas.

O Projeto Aquário – Pescando Vidas foi criado em 10 de março de 2014, a partir de uma ideia surgida um ano antes de um grupo de Hip Hop que primava pela utilização da cultura de rua como meio de aproximação de crianças, adolescentes e jovens com objetivo de propiciar uma ação social entre os envolvidos e suas famílias.

O conceito ideológico materializou-se em um espaço doado por um morador da própria Vila Toninho, região de Rio Preto considerada de altíssimo risco social, carente de equipamentos de educação, saúde, esporte e lazer.

Além de moradores do bairro, também atende os garotos do Brejo Alegre, Estância Jockey Clube, Nova Veneza, Engenheiro Schmitt, Cidade Jardim, Cristo Rei, Cambuí e Amizade e Lealdade. A associação é dirigida e supervisionada pelo Renato Oliveira, que tem como aliados a cultura, o esporte, a prática pedagógica como uma forma de alternativa ao tráfico e consumo de drogas que são fatores muito presentes nos bairros atendidos.

O Projeto Aquário é uma organização sem fins lucrativos e inclui atividades para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, adultos e terceira idade, como: futebol, karatê, capoeira, jiu jitsu, violão, ginástica, dança de rua, de salão, jazz, axé, zumba, além de monitores-aprendizes, contadores de histórias e voluntários. As atividades acontecem em um espaço de cultura, esporte, saúde e lazer, com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes.

O propósito de tornar os seus integrantes “visíveis à sociedade” e com autoestima tem surtido um efeito bastante positivo, possibilitando a essas pessoas construir novas histórias em seu cotidiano e identificar seu papel como cidadão.

A coordenadora social Dilceia Shirley enfatiza que o projeto necessita muito da solidariedade dos rio-pretenses, que podem colaborar “adotando” ou apadrinhado uma criança.

“É muita dificuldade. Nosso projeto se mantém através do voluntariado e também fazemos rifas, almoços, coisas assim. Sempre que precisamos de verbas, temos que correr atrás. Para se ter uma ideia, estamos ensaiando A Bela e a Fera para apresentarmos no Teatro Nelson Castro, dia 21 de outubro, mas quase não temos recursos. Por isso é importante toda ajuda que chega”, diz Shirley.

Quem quiser colaborar ou se tornar um padrinho, pode ligar para (17) 98162-4607.

Serviço
Riopreto Shopping Solidário
O Projeto Aquário ficará no Riopreto Shopping de 15 a 17 de setembro. Sexta e sábado das 10h às 22h, e domingo das 12h às 20h.

Projeto Aquário – Pescando Vidas
Rua 05, nº 438 – Vila Toninho
Rio Preto
(17) (17) 98162-4607

https://www.facebook.com/projetoaquariopescandovidas/