Riopreto Shopping recebe campanha Outubro Rosa voltada aos pets

O Hospital Veterinário “Dr. Halim Atique”, da Unirp, aderiu à Campanha Nacional de Prevenção contra o Câncer de Mama em Animais de Companhia – Outubro Rosa, que será realizada durante todo este mês de outubro. Parte das ações acontecerá dentro do Riopreto Shopping, inclusive com a realização de exames nos pets, nos 7 e 21 de outubro.

Nestas duas datas é importante que o proprietário leva o animalzinho ao shopping. O pet receberá uma avaliação das mamas, de forma totalmente gratuita.

“Nos casos em que o tumor for diagnosticado, a nossa equipe fará o encaminhamento para cirurgia. O proprietário será orientado a levar o animal ao seu veterinário de confiança ou se, preferir, poderá levá-lo ao nosso hospital, que dispõe de toda infraestrutura necessária. O mais importante é este trabalho de conscientização e de prevenção, que são as principais mensagens da campanha”, explica a farmacêutica e coordenadora administrativa do Hospital da Unirp, Tábata Salum Calille Atique.

Durante a ação, os proprietários poderão tirar dúvidas com professores da Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais e com alunos do curso de Medicina Veterinária da Unirp sobre a doença, fatores de risco e formas de prevenção. Também serão ofertados brindes, tais como amostras de ração, cosméticos, laços, gravatas entre outros.

ALERTA

Dentre as neoplasias que acometem cães e gatos, os tumores mamários se destacam pela elevada frequência. É por essa razão que as ações preventivas são importantes, bem como o diagnóstico precoce das enfermidades oncológicas, que, uma vez diagnosticadas tardiamente, podem comprometer o tratamento e reduzir a taxa de sobrevida destes animais.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária orienta que o exame das mamas nos pets deve ser realizado periodicamente, pela palpação de todas as mamas.

O principal tratamento é através da remoção cirúrgica. Os tumores devem ser enviados para uma análise microscópica feita por um patologista veterinário.