Night Vip
  • HOME
  • GALERIA DE FOTOS
  • NEWS
  • AGENDA
  • CONTATO
Bar do Cidinho_Pilãozinho Caipira_São José do Rio Preto_2019_Equipe Unilago 1

Comida di Buteco completa 20 anos de existência

De 12 de abril a 5 de maioaconteceo Concurso Comida di Buteco,que tem como missão“TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”.

 Em 2019 o Comida di Buteco comemora 20 anos. Duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares,carinhosamente conhecidos como “butecos”. O concurso, que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o país, é realizado em 21 cidades e desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL.

A grande novidade dessa edição é que todos os petiscos, no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20,00 em comemoração aos20 anos do Concurso.

Um movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz

Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas,o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente e na mesma época do ano (abril/maio) em todas as cidades, num esforço de demarcação de ABRIL como MÊS DO BUTECO NO BRASIL. E assim, valorizar e dar importância de calendário à esse  ícone da sociabilidade brasileira: o Buteco.

Um modelo de NEGÓCIO DE IMPACTO

O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje é ter se tornado um NEGÓCIO DE IMPACTO, que tem o pequeno comércio familiar como matriz de uma corrente do bem que envolve:oButeco que não paga para participar,tem a indústria como a grande  financiadora (patrocinadores), o poder público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco(gera empregos, paga impostos, muitas vezes se legaliza,  envolve parceiros, imprensa e o público do Brasil inteiro. O mês do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco está inserido.

Ele é o primeiro concurso do gênero no país.

Resultados dos 20 anos

  • 21 cidades de Norte a Sul do País
  • 163 butecos
  • 868 milhões de votos
  • 534 milhões de petiscos vendidos
  • 796 mil empregos gerados
  • 80 milhões de pessoas impactadas
  • 892 milhões em mídia espontânea

“Eu fico muito impressionado com a capacidade que o Comida di Buteco tem de transformar a realidade das famílias daquele pequeno empreendedor do setor de bares e restaurantes, ajudando a construir um Brasil melhor.” (Paulo Solmucci – Presidente Nacional da Abrasel/Associação Brasileira de Bares e Restaurantes)

Sua mecânica

Elege-se o Melhor Buteco da cidade!

Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os butecospré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elegeo campeão, avaliando  4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70%  do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados ( um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Julho.

Buteco com “u”, o perfil dos participantes:

Os estabelecimentos selecionados para participar sãoclassificados pela organização do concurso como “ESPONTÂNEOS”: estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou franquias e que muitas vezes se originou na própria casa da pessoa. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes, outras pessoas da família do dono trabalham ali também.

 

A GEOGRAFIA BUTEQUEIRA DE NORTE A SUL DO PAÍS    
       
REGIÃO SUDESTE    
Minas Gerais Belo Horizonte    
Juiz de Fora    
Montes Claros    
Uberlândia    
Poços de Caldas    
Vale do Aço (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano)    
São Paulo São Paulo Capital    
Campinas, Jaguariúna    
Ribeirão Preto    
São José do Rio Preto    
Rio de Janeiro Rio Capital, Baixada Fluminense    
 
REGIÃO NORDESTE    
Bahia Salvador e Lauro de Freitas    
Pernambuco Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes    
Ceará Fortaleza    
 REGIÃO NORTE    
Amazonas Manaus    
Pará Belém eAnanindeua    
REGIÃO SUL    
Santa Catarina Florianópolis    
Rio Grande do Sul Porto Alegre e Canoas    
Paraná Curitiba    
REGIÃO CENTRO-OESTE    
Distrito Federal Brasília, Guará, Aguas Claras, Taguatinga    
Goiás Goiânia e Aparecida de Goiânia    
       
             

 

 

Patrocinadores 2019

 O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.

Banco Oficial: Santander/Getnet

Esta iniciativa faz parte da estratégia de patrocínios do Banco, que tem como objetivo associar a marca Santander a renomados eventos de gastronomia, ser reconhecido como o Banco da Gastronomia e, principalmente, gerar negócios em toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final.

“O Comida Di Buteco é um concurso democrático e que valoriza o potencial gastronômico regional presente em diversas cidades do país”, afirma Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander. “Dentro de nossa proposta de apoiar inovações empreendedoras e culturais, enxergamos a gastronomia como uma grande forma de expressão de nosso povo, além de representar uma cadeia geradora de empregos e renda.”

Durante o período do concurso, o Bancorealizarádiversasaçõesnoslocaisparticipantes, inclusive um jogoamericanopersonalizado do Santander, e presença com destaquenaspeças de merchandising presenteemtodosos “butecos”.

Clientes Santander queefetuarem o pagamento com cartões do bancoou com o Santander Pass terão 10% de desconto no valor da batatafritaparticipante do concurso.

 

Empresas patrocinadoras em SÃO JOSÉ DO RIO PRETO:

Cerveja oficial:Brahma Extra

Apresentador:Perdigão

Patrocinadores:Coca Cola, McCain

Banco Oficial: Santander/Getnet

Apoiadores:Reserva 51, Chandon, Trident, Dickies, Abrasel, Diário da Região. J Silva, Museu da Casa Brasileira, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura,Prefeitura de Rio Preto – Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo,CBN, Senac, Iguatemi, Unilago.

Promoção: TV TEM

 

 Assessoria de Imprensa :Comunic  Tel: 17 3201-7510 / 17 9 9745-2797 Elaine / 17 9  9745-2802 Elton

Coordenação Comida di Buteco:Mariana Silveira – mariana@comidadibuteco.com.br

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA– (31) 3342 4519/3452

Facebook: /comidadibuteco

Instagram: _comidadibuteco

Twitter: @_comidadibuteco

Site: comidadibuteco.com.br

Baixe o appComidadiButeco

18/03/2019 – Lu & Robertinho 21/03/2019 – Caravana Comida di Boteco

Related Posts

palco

News

OBA Festival anuncia line up diário com as atrações que irão se apresentar no evento de 10 a 13 de fevereiro

_LEV0180

News

OBA Festival inicia a venda de convites diários para o evento

logo country bulls copiar

News

Rio Preto Country Bulls 2022. de 13 à 17 de julho

© Night Vip 2025
Desenvolvido por Rafael Fernando